top of page

Ciclos de Leituras em Bioética e Direito Civil

Os Ciclos de Leituras são espaços qualificados para leitura, análise e discussão coletiva de obras acadêmicas ou literárias (como livros, por exemplo) previamente selecionadas. Organizados a partir de diferentes perspectivas temporais (semanal, quinzenal, mensal e outros), eles são certificados com 10 horas, a título de atividades complementares. 

Clique no semestre para acessar os ciclos de leituras ofertados durante o período

O que são?

Contribuições

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

 

Eles consistem em ferramentas de interação que contribuem para o desenvolvimento de habilidades atreladas à interpretação, à escrita, à comunicação, à escuta, à argumentação e, em especial no caso do/a árbitro, à liderança.

 

AUXÍLIO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

 

Os Ciclos figuram como instrumentos incentivadores da elaboração de materiais como resumos, resenhas, ensaios acadêmicos ou artigos científicos, coletivos ou individuais, demonstrando como atrativo o fato de os/as participantes poderem contar com o debate como um elemento a mais no processo de produção acadêmica.

A metodologia adotada pelo PETI Direito, a partir da proposta apresentada pelo petiano Pedro Viana, toma como base o diálogo socrático, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores, empregando, para tanto, perguntas simples e quase ingênuas. Assim sendo, o método se desenvolve a partir da existência e atuação dos seguintes atores: o/a perguntador/a, o/a respondedor/a, o/a relator/a, os/as ajudantes de perguntas e respostas e o/a árbitro/a. Com essa divisão, pretende-se que o conhecimento seja construído dialogicamente durante o debate, entre todos e todas em relação de horizontalidade.

 

Tomando um livro como exemplo e a divisão de capítulos para cada encontro, o/a perguntador/a deverá elaborar três perguntas sobre os capítulos lidos. Elas serão direcionadas ao(à) respondedor(a) e poderão ser aprimoradas pelo restante de sua equipe durante o encontro. Ao/À respondedor/a, por sua vez, caberá uma preparação específica no sentido de ter condições de apresentar respostas aos questionamentos que lhes serão dirigidos, não obstante possa contar com a ajuda do restante de sua equipe. Os/as ajudantes de perguntas e respostas serão compostos por aquelas pessoas que não foram sorteadas para figurarem como perguntador/a, respondedor/a e relator/a. Eles/as se dividirão em dois grupos, formados no dia do encontro, conforme reflexão da compreensão própria dos capítulos. O papel de ajudantes é subsidiário ao principal, mas deve orientar o(a) perguntador(a) e respondedor(a) na elaboração e correção de perguntas e respostas.

 

Além desses atores, há ainda, o/a relator/a, que terá por função registrar as perguntas e respostas que forem formuladas pelos grupos, as quais deverão ser redigidas em formatação padrão e entregue ao árbitro no final de cada encontro, por e-mail ou Facebook. A responsabilidade de registrar as perguntas e respostas não exime o(a) relator(a) de participar dos debates, embora isso não o(a) vincule a nenhuma equipe específica. Por fim, tem-se o/a árbitro/a, responsável por organizar os encontros, a fim de garantir a ordem e o respeito entre os participantes, assim como o bom funcionamento da dinâmica. Eventualmente, ele poderá interferir na elaboração de perguntas ou respostas com informações adicionais e novos questionamentos originados de outras leituras relacionadas ao tema, mas sua função não consiste em manipular o grupo para que este siga passos predeterminados e alcance conclusões preestabelecidas.

Metodologia

bottom of page