top of page

Cursos à distância: ótimas opções de atividades complementares


Ei você, estudante de Direito, que, especialmente, trabalha ou faz estágio! Muitas vezes, é extremamente difícil trabalhar por 8 horas no dia ou, então, estagiar por 6 horas no dia e, ainda assim, ter que cumprir os compromissos acadêmicos, não é mesmo? Porém, já parou para pensar que, ao menos no que diz respeito às atividades complementares, você pode se utilizar da Internet? Então, se se interessou pelo assunto, continue a leitura, pois nos próximos parágrafos apresentarei algumas Instituições que oferecem cursos à distância. E o interessante é que a realização dessas atividades, que são todas gratuitas, levará em conta a comodidade da sua casa e a liberdade de adequá-la ao seu tempo disponível!


A Fundação Getúlio Vargas, por meio do portal FGV Online, oferece diversos cursos gratuitos, autoinstrucionais, que abrangem áreas como a do Direito. Com cargas horárias variadas, há cursos de 5 horas, como o de Argumentação Jurídica, de 10 horas, como O Juiz e a Ética, e de 30 horas, como os de Filosofia e de Sociologia. Vale ressaltar que a Fundação emite uma declaração para aqueles que alcançarem nota igual ou superior a 7.0. (Link para mais informação). O Conselho Nacional de Justiça também oferta cursos autoinstrucionais com emissão de declaração para os alunos que alcançarem média igual ou superior a 7.0. Eles possuem diferentes cargas horárias, destacando-se o de Improbidade Administrativa e o Direito da Infância e Juventude, ambos de 20 horas. (Link para mais informação).


O Centro de Educação à Distância da Universidade de Brasília costuma, igualmente, oferecer cursos de extensão! Nesse sentido, por exemplo, já foram disponibilizados (dentre os anos de 2015 e 2016) os cursos (da série o Direito Achado na Rua) Introdução Crítica aos Direitos das Mulheres - em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e Introdução Crítica à Justiça de Transição na América Latina. Ambos tiveram duração de 4 meses, sendo que o primeiro possuía carga horária de 100 horas-aulas, enquanto que o segundo tinha carga horária de 120 horas-aulas. Ressalto que, em razão da demanda e da quantidade de vagas, os(as) inscritos(as) serão submetidos à uma seleção, na qual se verificará, por exemplo, o perfil do(a) interessado(a), de acordo com os dados informados no formulário de inscrição por ele(ela) preenchido. (Link para mais informação).


Essas são apenas amostras das Entidades que ofertam cursos à distância que podem ser ótimas opções para estudantes que não têm muita disponibilidade para participar dos eventos realizados na sua Universidade/Faculdade. Ainda há que se mencionar que aqueles alunos que trabalham ou estagiam em órgãos estatais, como os do Judiciário, contam com a vantagem/facilidade de poderem participar dos cursos por eles disponibilizados! O bacana é a gente entender que a Internet pode figurar como um mecanismo importante para o desenvolvimento de uma caminhada autônoma (e até desbravadora) em prol de uma vivência universitária proveitosa. Diante disso, então, fica o convite: bora abrir, do lado da aba do Facebook, a aba do Google e começar a pesquisar atividades à distância para fazer?


PS.: No caso dos(as) estudantes de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conforme Regulamento que trata a respeito do reconhecimento de Atividades Complementares, os cursos à distância se enquadrarão no Grupo 5 - Atividades de Inserção e Capacitação Profissional. Ainda de acordo com o referido documento, faz-se necessário que o curso tenha carga horária mínima de 10 horas-aulas e que o certificado ou a declaração contenha: (i) o nome do aluno, (ii) a carga horária ou a programação, (iii) o local e (iv) a data do evento. E para você que não estuda na UFLA, não deixe de dar uma olhada na sua Instituição a fim de se inteirar das regras de reconhecimento dessas atividades.

Ciclo de Leituras
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por autor(a)
Nenhum tag.
bottom of page