top of page

LABB no VI Congresso Brasileiro de Direito Civil: um sonho que se sonha junto!




O VI Congresso Brasileiro de Direito Civil ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro na capital do Ceará, aquela que se tornaria tão querida e admirada. Nós, integrantes do Laboratório de Bioética e Direito UFLA, viajamos longas e divertidas 12 horas, entre traslados e conexões, para desfrutar de experiências inovadoras e inesquecíveis. Foram meses de preparação, eventos, rifas e muito empenho de todos os integrantes e do nosso orientador, Gustavo Ribeiro, para que pudéssemos vivenciar momentos mágicos de aprendizado, de união e de família.


Sob o tema chave “Autonomia privada, liberdade existencial e Direitos Fundamentais”, o evento, organizado pela professora Joyceane Bezerra de Menezes - referência nos estudos sobre pessoas com deficiência - ocorreu na Universidade de Fortaleza e contou com renomados nomes do Direito Civil Brasileiro e Europeu. Somaram-se, ao todo, 18 painéis em que eram debatidos variados assuntos em voga no Direito Civil como, por exemplo, autonomia existencial, relações privadas e discriminação genética. Ademais, foram ministradas conferências, dentre as quais se destacam a da Ministra Cármen Lúcia, do Ministro Luiz Edson Fachin, do Professor Doutor Francisco Infante Ruiz (Universidade Pablo de Olavide – Sevilha – Espanha), da Professora Doutora Inmaculada Vivas-Tesón (Universidade de Sevilha – Espanha) e a do Professor Doutor António Pinto Monteiro (Universidade de Coimbra).


O fato é que a viagem para Fortaleza não poderia ter sido mais fascinante. Um sentimento único tomava conta de mim, era encantador estar rodeada dos nomes que aparecem em nossos estudos. Aquelas pessoas que pareciam tão distantes devido a toda sua magnitude de conclusões e pensamentos, que mudam e influenciam todos os dias as nossas realidades por meio das suas inovações e racionalidades, estavam ali, tão perto, compartilhando ensinamentos e impulsionando sonhos.


O “tão perto” foi tão real que, em um dia de Congresso, durante o intervalo, fiquei algum tempo brincando com uma criança e ajudando o pai a dar almoço a ela para, minutos depois, ser avisada que aquele pai era, pasmem, Anderson Schreiber. Bati altos papos sem reconhecer o autor que tanto admiro e estudo. Acredito que sentimento parecido tenha tomado conta da petiana Yasmin Faria, vulgo Mimi, que finalmente teve a oportunidade de conhecer a Ministra Cármen Lúcia, de quem é fã e com quem teve a oportunidade de tirar várias fotos ao melhor estilo melhores amigas. Essas foram apenas algumas das muitas experiências marcantes com pessoas que tanto admiramos.


Já deu pra perceber o quão incrível e intenso foi o Congresso. No tempo que sobrou entre os compromissos acadêmicos e o nosso retorno à Lavras, nos divertimos muito conhecendo os diferentes lados dessa cidade maravilhosa, as encantadoras praias cearenses e alguns pontos turísticos. Por fim, despedimo-nos da Universidade de Fortaleza tranquilizados pela paz que aquele lugar transmite e com uma bagagem recheada de aprendizado e conhecimento.


Enfim, deixo aqui meu agradecimento a todos os meus amigos do LABB Direito UFLA que me acolheram nessa família com tamanho carinho e ao professor Gustavo, que faz papel de orientador, amigo e pai. Finalizo este meu relato me apoiando em Raul Seixas quando diz “Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade”.


Rio de Janeiro que nos aguarde, pois o LABB já está em contagem regressiva para o VII Congresso Brasileiro de Direito Civil. Então sigam nossas redes sociais e fiquem por dentro de todas as nossas atividades, lá você acessa nossos projetos e eventos - @labbioetica e www.petidireito.com.

Ciclo de Leituras
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por autor(a)
Nenhum tag.
bottom of page