top of page

Atenção: direito em construção


Quem é você?

Eu sou O Bicho (de Bandeira)

que habita na imundície e sobrevive

do resto da ceia de domingo

das casas dos burgueses de plantão.

Eu sou O cão sem plumas

(de Cabral de Melo Neto)

que vive do rio, e também é rio,

que convive com o homem,

mas sem um status humano.

Eu sou a Meire (de Laerte)

que quebra o espelho opressivo

teimoso em produzir um transfobismo,

que mata, que apaga, que destrói.

Eu sou Metamorfose Ambulante (de Raul)

que extrapola o rol de autodefinições

por saber que se encontra em constante

poíesis

e amanhã será um outro

alguém.

Eu sou a Benedita (de Elza Soares)

que desponta altiva na esquina da vida,

que desmonta o cerco da bela adormecida,

o qual quer acordar um Dito,

que, na realidade, nem veio da cegonha.

Eu sou a Máscara (de Pitty)

que desmascara a ideia do aceitável

e se permite ser estranha, ser horrenda,

ser bizarra, mas sempre em genuinidade.

Eu sou o Desabafo (de MC Xúxu)

que repudia o preconceito,

que exige o necessário respeito,

em favor de um real coexistir.

Eu Sou como sou (de Aléx Góes),

que isso baste.

O que o direito pode fazer por você?

O direito? Que direito?

Ora, ele é mentiroso!

E usa da imagem da Justiça

pra dizer que promove igualdade.

O direito me dá vida, no papel

eu sou pessoa.

O direito me mata, no concreto

eu sou ninguém.

O direito exige meu RG,

mas rejeita minha identidade.

O direito sacraliza meu corpo,

e demoniza suas possibilidades.

O direito não reconhece meu nome.

O direito apaga minha imagem.

O direito não me quer por perto,

ele tem e deseja privacidade.

Mas eu hei de construir um novo direito!,

pois talvez não vindo de um humano,

ele preze pela efetiva diversidade.

Ciclo de Leituras
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por autor(a)
Nenhum tag.
bottom of page