top of page

O Código de Nuremberg e a ética em pesquisa com seres humanos



A ética em pesquisa surge como debate no século XX e, mais especificamente, no contexto final da Segunda Guerra Mundial é exposta como problema. A descoberta de novos medicamentos, vacinas e métodos cirúrgicos tornou necessária a esquematização de normas norteadoras da ética em pesquisa com seres humanos, sendo o Código de Nuremberg um primeiro reflexo de abusos anteriormente cometidos e que colocaram seus resultados como eticamente controversos.


O Código de Nuremberg surge diante das inúmeras denúncias recebidas sobre abusos em pesquisas com ‘‘cobaias humanas’’ durante a guerra, sendo os participantes dos estudos grande parâmetro para a discussão de vulnerabilidade, uma vez que no contexto do conflito eram escolhidos de acordo com sua identificação num grupo marginalizado e sua própria participação nos estudos era feita de forma coercitiva ou desinformada.



Sendo assim, a ampla divulgação do Julgamento de Nuremberg e as condenações feitas aos pesquisadores alemães impulsionou a criação de um documento que objetivasse os princípios dos Direitos Humanos, em específico a dignidade da pessoa humana e a autonomia da vontade, como essência básica das pesquisas com seres humanos. O Código de Nuremberg contém 10 artigos sintéticos que visam a orientação sobre a ética em pesquisa, sendo pontos cruciais o consentimento individual, o afastamento da visão utilitarista sobre o bem comum em detrimento do individual, o direito de encerrar a participação em qualquer etapa e o afastamento das pesquisas com risco de morte.


No entanto, cabe ressaltar que o documento não foi recebido como esperado, pois foi fortemente atrelado aos casos nazistas sem que houvesse a atenção minuciosa das suas instruções práticas. Outros documentos foram necessários para que a comunidade científica adotasse a ética em pesquisa como prática comum e não como crítica aos casos de exceção. Um desses documentos é o Relatório Belmont e você encontra mais sobre ele no meu texto anterior!


Por fim, para os mais interessados, sugiro que confiram as indicações de links feitas durante o texto e de um conhecido filme que ilustra o contexto onde o Código de Nuremberg esteve inserido durante sua criação.


Ciclo de Leituras
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por autor(a)
Nenhum tag.
bottom of page