top of page

Como foi participar do Congresso Brasileiro de Direito Civil: Parte 9 - Por Amanda Valadares



Participar do V Congresso Brasileiro de Direito Civil foi uma ótima experiência, não só para fins acadêmicos, mas também para questões de relacionamento e para traçar novos objetivos de vida em geral.


Procuramos os professores de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná e através deles podemos conhecer como suas aulas são ministradas, qual é o enfoque dado e também nos inteirar de como é o perfil e a rotina de estudos dos seus alunos. O que mais me chamou atenção nisso foi o conteúdo das aulas que é muito amplo e abrange todas as áreas do direito e não apenas as que são referentes às aulas. Isso permite que os alunos possam interligar os conhecimentos com inteligibilidade e coerência. Além disso, os professores foram muito solícitos e amáveis conosco! Eles fizeram questão de nos apresentar a Universidade e também pontos interessantes para visitarmos na cidade. Em relação aos alunos, foi muito bacana ter um contato direto com eles. Conversamos não apenas sobre as disciplinas e seus conteúdos, mas também sobre os objetivos de cada um, seus projetos de pesquisas e suas atividades desenvolvidas em grupos de estudos dentro da universidade. Foi uma ótima oportunidade para realizarmos parcerias e pensarmos em desenvolver projetos e eventos juntos.


Quanto à união do nosso grupo, a viagem ajudou muito! Passamos cinco dias juntos trabalhando e nos conhecendo. Isso nos proporcionou a oportunidade de saber quais são os planos de vida, as estratégias de estudo e as posturas de cada um frente aos desafios da vida acadêmica e em geral. Me senti muito agradecida e abençoada por poder fazer parte de um grupo em que se preza muito a união e a amizade, além de companheiros de trabalho, tenho pessoas que se preocupam comigo e querem estar ao meu lado nos momentos importantes da minha vida ali dentro. Creio que dessa forma, trabalhamos e desenvolvemos melhor nossas habilidades, pois não há um clima de disputa, mas sim de altruísmo e empatia junto a esforços conjuntos que visam a melhoria do grupo como um todo e não apenas de um ou outro integrante.


Voltei para Lavras e para minha rotina de estudos mais inteira e feliz. Tenho novos planos e objetivos para minha vida acadêmica e quero mudar minha postura em relação a muitas coisas, pois a minha visão, não só em relação aos estudos, mas sim da vida como um todo ampliou e mudou muito. Agradeço a oportunidade e espero ansiosa pelo próximo. A união do Laboratório de Bioética e Direito me inspirou e me alegrou bastante e espero poder acrescentar e unir forças junto aos outros amigos integrantes.


Ciclo de Leituras
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por autor(a)
Nenhum tag.
bottom of page